Páginas

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Messi é tão melhor assim?


Por Tuca Veiga


Esta segunda-feira deve consagrar Messi como o maior jogador do novo milênio. O quarto troféu de melhor do mundo colocará o craque argentino no olimpo do esporte e abrirá brecha, inclusive, para que o astro se torne Hors Concours, devido à sequência e ao amplo domínio recente na premiação.

Por isso mesmo perguntei no título do texto: Messi é tão melhor assim? Calma, leitor do Paixão, antes que você ache este que vos escreve um lunático, explico a minha questão. Dois dos maiores craques que vi jogar – Ronaldo e Zidane – conquistaram três vezes o prêmio. Portanto, hoje, Messi provavelmente será alçado a um patamar acima que essas duas lendas recentes do futebol.

Acho sim que Lionel seja o maior da atualidade, mas não tenho tanta certeza se em 2012 ele foi tão acima dos demais como em outras oportunidades. Com a 10 do Barcelona ficou pelo caminho na Champions e foi vice do Espanhol. Título que é bom, somente o da Copa do Rei, um prêmio de consolação, algo como uma Sulamericana, bem diferente dos feitos de outrora.

Individualmente ele brilhou, é óbvio. Com a fome que tem por recordes, jogou muito, balançou a rede até não poder mais, fez golaços atrás de golaços, deu assistências, show, foi o Messi de sempre, o Messi eleito três vezes o maior do mundo, um dos maiores craques de todos os tempos. Mas acredito que essa seria uma boa oportunidade para premiar outro jogador – e acho que alguns fizeram por merecer.

A sombra do argentino todos sabem quem é: Cristiano Ronaldo. Visto por muitos como marrento, o gajo só faltou fazer chover na temporada 2011-2012. Diferente de Lionel, o portuga praticamente carrega o Real nas costas, isso que o time é repleto de grandes jogadores. Mas é fato que Cristiano alcança seus feitos mais sozinho do que Messi, muito pelo futebol coletivo desempenhado pelo Barça e bastante, também, pelo excesso de individualismo do astro merengue. Mas os candidatados não param por aí.

Iniesta, outro postulante à bola de ouro, foi um dos principais responsáveis do bicampeonato da Espanha na Eurocopa e há quem considere que se por um acaso Messi não levar desta vez, o troféu irá para a estante do seu companheiro de clube. Reconheço Iniesta como um grande jogador, mas não acho que ele tenha a dimensão de um melhor do mundo.

Ibra também encantou pelos golaços que fez este ano. Dentre algumas obras-primas, a bike de fora da área foi, certamente, a que mais encantou – e por dias ficou de fora da disputa do gol mais bonito de 2012. Mas o sueco ainda precisa de uma conquista como protagonista para realmente alcançar o outro grupo.

Quem acho mesmo que fez um ano acima da média, encantou o mundo – mesmo jogando por um time que não está no primeiro escalão europeu– fez gol atrás de gol, muitos deles golaços, decidiu finais, como a da Europa League e a da Supercopa da Europa é o colombiano Falcao Garcia. Gostaria de ver o goleador premiado, ele fez por merecer.

Falcao sim teve um ano acima da média, talvez mais do que Messi, que foi genial como sempre, mas que talvez ainda seja cedo para superar senhores de bola, como Zinedine Zidane e Ronaldo Fenômeno. Infelizmente, Falcao tá fora da disputa que, provavelmente, ficará de novo no colo do craque sem carisma Lionel Messi. 

3 comentários:

  1. Belo texto Tuca.!!
    Messi é um monstro, muito acima dos outros jogadores, mas não merecia ganhar dessa vez, não foi o protagonista de 2012 mas provavelmente vai ganhar pelo nome !!

    Abs,

    Malics

    ResponderExcluir
  2. Minha lista é Messi, Cristiano Ronaldo em 2º e, em seguida, Iniesta. Hoje em dia, o único jogador brasileiro que vejo que pode estar entre os primeiros do mundo é Neymar, mas, enquanto ele estiver atuando no Santos, não estará disputando a lista dos três melhores jogadores do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Tbm acho que existiam outros jogadores que mereciam disputar "a sério" essa premiação,a sério que eu falo não por parte deles, pois tais jogadores já fizeram (e muito bem) o que poderiam ter feito, o "a sério" que me refiro é à midia e à bancada de jurados que regem essa votação. Realmente Falcão e até o Ibraihmovic fizeram mais, e além de tudo Falcão conquistou títulos. Bom, de agora em diante será uma votação sempre direcionada, afinal quem será o tolo que não enxergará messi como merecedor da 5ª bola de ouro né

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...