Páginas

terça-feira, 14 de maio de 2013

Os preteridos

Por Tuca Veiga
Muitas das escolhas de Felipão para a Copa das Confederações eram mais que barbadas. No entanto, como de costume, são as ausências na lista do Sr. Bigode que merecem uma análise. Por que Dedé, Ralf, Ramires, Ronaldinho, Kaká e Alexandre Pato estão fora da seleça?


Vamos começar de trás para frente. Dedé, desde a chegada de Felipão, perdeu espaço para Dante, que despontou no Bayern, foi chamado e agradou ao treinador nos amistosos. Dedé também não mostrou em 2013 o futebol de outrora, e passou a brigar por uma vaga com Réver, que vive grande fase no Atlético, e foi o escolhido.
Já o médio-volante Ralf tinha a seu favor a grande fase do Corinthians e a dupla afinada com Paulinho. Mas quando foi convocado por Felipão, jogou de maneira diferente da que atua no Timão, bateu cabeça com seu parceiro, não se achou em campo e acabou perdendo lugar para o jovem Fernando, que vem batendo um bolão e tem tudo para se firmar na meiuca do Brasil. Confesso que não entendi o motivo de Felipão colocar Ralf pela direita e Paulinho pela esquerda nos amistosos, ao contrário do que fazem no Corinthians. Me parece que ele queria que desse errado para justificar a escolha pelo futebol mostrado no amistoso.
O caso de Ramires é impar. É o único jogador deixado de fora por ter tomado uma atitude que desagradou ao comandante canarinho. Cortado dos amistosos da Seleção no começo do ano, o volante sequer visitou os companheiros na concentração em Londres, onde mora. Diferentemente de Ramires, o meia Lucas deu o bom exemplo e viajou de Paris para Londres apenas para prestigiar os amigos e mostrar fazer parte do grupo. Vacilou, Ramires!
Agora vamos ao setor que gerou o maior debate em tudo quanto é roda de bate-papo nos últimos tempos. Quem Felipão iria escolher: Ronaldinho ou Kaká? Não levou nenhum. Kaká ficou de fora por não conseguir dar sequência como titular no Real e por não ter mostrado muito nos amistosos com o técnico. Já Ronaldinho, apesar de desfilar habilidade e liderança com a camisa do Galo, foi deixado de lado pelo histórico de pouca efetividade com a camisa amarelinha. Acho que o técnico errou, pois Ronaldinho ajudaria a dividir o foco com Neymar, o que poderia ajudar no futebol da principal estrela de nosso escrete.
Pato é outro que sempre é candidato à vaga e invariavelmente fica de fora. Ainda sem se firmar como titular do Corinthians, perdeu a posição para Leandro Damião, que mostrou mais vontade e mais raça quando recebeu a sua oportunidade. A falta de luta de Pato é um dos problemas que cercam o jogador, que além de técnico é um goleador nato. É Pato, precisa ralar mais para conseguir seus objetivos. E não adianta deixar a barba crescer...
No mais é desejar boa sorte aos convocados e torcer para que o tempo de preparação e a disputa da Copa das Confederações sirvam para dar liga à nossa Seleção. Vamos, Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...