Páginas

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Super Bowl, o jogo dos recordes

Por André Gomes, convidado da semana

Fãs da bola oval, mais uma temporada se passou e já estamos no Super Bowl. Patriots e Giants irão se enfrentar repetindo a final de quatro anos atrás. Mas não vim falar sobre a revanche, muito menos sobre o jogo de 2008, e sim a respeito dos enormes números que esse evento traz. São recordes de audiência, propagandas super criativas e shows com astros da música que deixam o ego de lado e tocam apenas no intervalo.

Vamos começar pela receita. O Super Bowl rende US$151,5 MILHÕES só de publicidade na TV. Isso porque a média de custo de apenas 30 segundos é US$3,5 milhões e só uma emissora tem permissão para transmitir o jogo nos EUA. Neste ano, a licença é da NBC e ela vai repassar suas imagens para 180 países em mais de 30 línguas (aqui no Brasil a ESPN é quem transmite). No ano passado, 111 milhões de pessoas assistiram a final no mundo todo, segundo a NFL. Isso é aproximadamente 58% da população brasileira!

Se a gente for contar toda a grana que o evento faturou nos últimos dez anos chegamos ao valor de US$1,72 BILHÕES. Isso graças a 125 empresas que já apareceram no intervalo. Só para constar, a Inbev, empresa que produz a Budweiser e a Stella Artois, já rendeu para a final US$ 239,1 milhões, a Pepsi US$174 milhões e a GM US$82,8 milhões.

Mas o que faz do intervalo ser um verdadeiro show são as apresentações de grandes artistas. Neste Super Bowl, que desde 2004 acontece sempre no primeiro domingo de fevereiro, será nada menos que Madonna com o Cirque du Soleil, entre outros. Se eu for citar todos que já passaram por lá nunca mais me chamam pra escrever aqui, mas para terem uma ideia, as pessoas que já assistiram um Super Bowl no estádio viram também shows de Rolling Stones, Paul McCartney, U2, Michael Jackson e Aerosmith.


Clique aqui e assista aos cinco comerciais que vão passar no próximo domingo. Divirtam-se.

2 comentários:

  1. Para verem mais comerciais do Super Bowl entrem aqui. http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/os-comerciais-que-esquentarao-o-super-bowl?p=7#link

    ResponderExcluir
  2. Tinha ficado pesado com os vídeos. Indiquei ali o link!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...