É difícil para nós, torcedores que frequentam
os estádios de futebol, recebermos uma notícia como a morte do boliviano,
atingido por um artefato durante o jogo contra o Corinthians. Enquanto apura-se
se o disparo foi feito acidentalmente ou de maneira proposital, penso em
situações que já vivi e em como a vida é frágil e pouco valorizada.
Leio comentários de pessoas, no calor da
emoção, tentando generalizar a torcida corintiana, falando que só tem pessoas
de má índole, que tentamos vender uma imagem de algo que não somos e penso em
algumas coisas...
Primeiro não entendo o motivo de alguém
explorar um momento triste desses para diminuir o rival, para sugerir
eliminação, para atacar uma instituição que a cada dia merece mais respeito e
que está consternada com tudo que aconteceu.
No entanto, houve uma morte e, ao que
tudo indica, a culpa é de alguns torcedores do Corinthians. Pessoas que devem
ser responsabilizadas por seus atos, sejam eles de irresponsabilidade ou de
selvageria. Pessoas que são corintianas como muitas outras, que viajaram para
apoiar o time, mas que são também o Corinthians, como costumamos falar. Cada um
de nós é uma parte do Corinthians. E temos que ser responsáveis por isso.
Campeão da América e do mundo, o
Corinthians está no foco e parte desse destaque está, também, ligado à bela
participação de sua torcida do outro lado do planeta. Por essas e outras, todos
têm que pensar e muito no que fazem, no que querem passar para o mundo.
Sempre fui um cara que vai para o
estádio para fazer festa. Para empurrar a equipe e para alimentar aquela sensação
de ser uma torcida diferente. A minha intenção sempre foi colaborar para a
construção deste Corinthians, da festa, da paixão, do bando que é louco, mas
que é louco pelo Corinthians.
Por essas e outras, uma meia dúzia não
tem o direito de manchar a imagem que construímos em 102 anos de história. Por
tudo isso, cada torcedor precisa ter dentro de si a sensação de que ele faz
parte do clube e deve zelar pela sua bandeira e sua imagem.
Chegar à Bolívia rotulado como Campeão
do Mundo e sair aos gritos de "assassinos" é uma perda irreparável
para o Sport Club Corinthians Paulista e para o futebol brasileiro como um
todo.
Sou Rubro-Negro, e concordo. Sábias palavras.
ResponderExcluirMaurinho
Perfeito! Não podemos generalizar mesmo. Isso não tem nada a ver com a torcida do Corinthians, foi um ato de alguma ou algumas pessoas que não representam toda a grandeza do clube. No entanto essas pessoas têm de ser repreendidas de uma forma exemplar, quem sabe assim podemos dar uma passo para ter um estádio mais civilizado onde famílias possam voltar a frequentar.
ResponderExcluirAssino embaixo.
ResponderExcluirSim porém se fosse a torcida do Atlético faria coro para que fosse eliminado, ora se você fosse perguntar de quem é a culpa? a culpa é da torcida (que somos nós) e também das regras do futebol em Minas proibiram tudo sinalizadores, bandeirões, rádio passou a ser cadastrado com etiqueta com nome e rg do proprietário- ruim muito mas quem ganha somos você eu e todos nós que vamos para prestigiar nossos times não importando que competição seja, portanto que este triste fato sirva de exemplo não apenas para a comebol mas para o mundo que infelismente é hora de mudarmos para termos um futebol mais seguro
ResponderExcluirAlissom
o clube tem culpa sim ,pois ele patrocina esses torcedores (bandidos ) ,e a culpa tmb é da midia que intitula como bando de loucos (marginais organizados ) ,por isso que o brasil nunca vai ser um pais de primeiro mundo ,pois pensamentos como o seu ,vai sempre ter um jeitinho brasileiro e vamos levando com a barriga ,e amanha cai no esquecimento e volta a acontecer coisa ate pior ,por isso penso que temos que mudar nossa postura ,seja com qualquer clube ,a torcida fez algo de errado ,cobrem o clube ,tirando de competiçoes ,pois só perdendo mando de campo ou jogar sem torcida é muito pouco ,temos que ser mais severo ,ai sim chegaremos de fato a um patamar de respeito e educaçao ,veja o exemplo dos ingleses ,hoje jogam com torcedores a beira do campo ,mas iso só foi possivel quando começaram tmb a punir os clubes ,que dão ingressos e passagens para estes torcedores ( marginais ) ,que façam justiça ,nao só pela morte de um jovem menino que tinha um futuro pela frente ,mas pela pratica do esporte ,com repeito e educaçao e sem demagogia de proteçao a A ou B ,e a educaçao tinha que começar de casa ,a CBF tinha que dar um exemplo e punir o clube de disputar competições nacionais esse ano ,ia doer no bolso mas seria um belo exemplo para torcedores de outros clubes ( marginais ) ,pois pensaria ates de tomar qualquer atitude que venha a prejudicar a seu próximo que vão ali simplesmente para torcer pelo clube de coração . obs: se nao houver punição ,imagina o que poderar vir a acontecer na copa das confederações .
ResponderExcluirPura demagogia.
ResponderExcluirImagina se fosse o contrário! O pobre clube boliviano iria fechar as portas!
Tuca, o clube Corinthians e a nossa torcida não estão manchados. O clube não é assassino, jogadores e a torcida também não. Aproveitar-se deste fato criminoso para atacar clube e torcida é diminuir a dor pela perda de um ser humano.
ResponderExcluirQuero, acredito como todos nós, vermos os criminosos presos, julgados e condenados pelo homicídio ( culposo ou não ). Quem tem que ser punido são os imbecis que levaram uma verdadeira arma branca no jogo e quem os deixou entrar.
Rivais destilam seu ódio, regozijam-se perante a possibilidade do Corinthians ser diminuído.
QUEM ESTÁ DIMINUÍDO É O SER HUMANO, TODOS NÓS. Não acredito que o imbecil fez aquilo de propósito, mas chega com esta coisa de fogos. Mais um caso que poderia ser evitado se simplesmente fossem lá para torcer.
O triste é ver que o corinthians servirá de bode expiatório, será o exemplo a ser seguido e postura a ser adotada pelas organizações maiores de futebol no continente e no país. E agora o preconceito das torcidas rivais fica mais escancarado do que nunca, por trás adoram falar que tem ódio de analfabeto, favelado, presos e etc, mas pela frente todo mundo é a favor dos direitos humanos, pobrezinho analfabeto, pobrezinho favelado, pobrezinho daqueles presos. É realmente triste e lamentável a morte do rapaz. Mas já mostraram nas imagens que a torcida adversária tbm estava com fogos e ainda bem que não aconteceu nada entre eles mesmos, então o risco de acidente era iminente. Os rivais aproveitam esse momento pra malhar o corinthians, torcem para que seja excluído das competições e etc, pq na verdade esse seria a única maneira indireta que beneficiaria os outros clubes (brasileiros) que não teriam que enfrentar o atual campeão em algum possível chaveamento. É como o Fabio Santos falou, se punir o corinthians fosse uma garantia que nunca mais aconteceria algo parecido, seria realmente a solução. Mas a solução passa longe disso e está a milhas distantes de acontecer.
ResponderExcluir