Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Por Baixo??




por Mateus Lessa

Caros apaixonados pelo esporte bretão mais brazuca do Mundo! Venho hoje fazer um desabafo e abrir uma discussão com todos vocês sobre o nível de nosso campeonato. Acredito que este seja o momento ideal para isso, já que, a duas rodadas do fim, muita emoção está por vir!
Particularmente, e sei que muitos vão concordar, não aguento mais ouvir comentarista mala soltando frases do tipo "o campeonato é nivelado por baixo","os jogadores são de segunda linha" e "o nível do futebol é fraco". De bate-pronto, rebato cada uma delas.

O campeonato é nivelado por CIMA. Se há alguns anos vivíamos a velha ladainha de perder craques e trazer apenas veteranos, hoje presenciamos exatamente o contrário. A força de nossa economia, a criatividade dos projetos de marketing e a competência de alguns (poucos) dirigentes fizeram com que fatos que pareciam piada há 5 anos atrás acontecessem em 2011: repatriamos os ídolos ainda em grande momento e seguramos as grandes revelações em seus auges!

Quanto aos jogadores de segunda linha, é fácil pensarmos em 30 jogadores daqui que atuariam em times de Primeira linha da Europa: Neymar, Lucas, R10, Fred, Damião, Ganso, Alex, Luís Fabiano, Montillo, Loco Abreu, Renato, D'Alessandro, Thiago Neves, Deco, Dedé, Ralf, Oscar, Diego Souza, Bolatti, Douglas, Jefferson, Victor, Valdivia, Arouca, Paulinho, Elano, Guiñazu, Liedson, Danilo, Dagoberto, Kléber...
O nível do futebol é, na maioria das partidas, muito bom. Claro que o futebol bonito depende muito do dedo do treinador e times com mentalidades defensivas proporcionam um futebol mais truncado. Mas tem sido prazeroso ver o futebol jogado pelo Santos de Neymar, ver o conjunto e a raça do Vascão durante a maratona de jogos buscando canecos, ver o Corinthians ganhar jogos de virada do jeito que gosta, ver a força do Figueira atuando dentro e fora de casa, ver o futebol ofensivo do Flamengo, a pressão do Inter de Dorival na arrancada final pela vaga.E mais pra trás foi bom ver o Botafogo com um grande meio-campo que acabou se desencaixando, o São Paulo que venceu cinco jogos seguidos, o Coritiba que bateu recordes de triunfos. E vale lembrar que tivemos uma das partidas mais espetaculares dos últimos anos: Santos 4 x 5 Flamengo, em plena Vila Formosa, com direito a show de Ronaldinho e gol mais bonito do ano de Neymar.
Além disso, o sistema de pontos corridos, que será assunto para uma nova coluna nos próximos dias, proporcionará emoção e estádios cheios no país inteiro nos próximos dois finais de semana. Aguenta coração! E aos corneteiros de plantão, autores das frases que abrem o texto, um sonoro CALA A BOCA!

Um comentário:

  1. Muito bom Matu!!!
    Boleiro fera que entende mesmo do assunto!!
    saudades primao!!!
    Abs,

    Coxa

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...