Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gol de bicicleta a gente nunca esquece

Por Lucas Bueno


Neste post gostaria de compartilhar com vocês, leitores do Paixão, a ousadia que os europeus andam usando para marcarem seus gols. Depois do gol de "bicicleta-golpe" que o sueco Ibrahimovic fez há duas semanas parece que a bicicleta, esta criada por um brasileiro, o "diamante negro" Leônidas da Silva, tornou-se corriqueira no Velho Continente. 

A bicicleta legítima - à brasileira - o escritor uruguaio Eduardo Galeano descreveu no capítulo sobre Leônidas em seu livro, Futebol ao sol e à sombra. "Leônidas fez muitos gols, que nunca contou. Alguns foram feitos do ar, os pés girando, a cabeça para baixo, de costas para o arco: foi muito hábil nas acrobacias da chilena, que os brasileiros chamam de bicicleta. Os gols de Leônidas eram tão lindos que até o goleiro vencido se levantava para felicitá-lo."


Enquanto a bicicleta do marrento Ibra foi considerada pela televisão britânica como o gol mais bonito do século XXI. Menos né! O zagueirão francês Mexès aprontou a sua e fez de fora da aérea pelo Milan. Golaço! E hoje chegando em casa vejo a seguinte manchete: "Fener avança com gol de bicicleta".


De novo! Não é possível até turco fazendo bonito. Para sermos justos vamos dar o nome do autor.   Bekir Írtegun! Gol este que classificou seu time para a próxima fase da Liga Europa.


Com tantas bicicletas pelo mundo, lembrei-me de um gol que fiz em um Interclasses na 4ª série em Taubaté, interior de São Paulo. Perdemos o jogo por 3 a 2 na semi-final, masmarquei de bicicleta o primeiro tento do meu time após cobrança de lateral do meu amigo Diego (ele pode confirmar essa história). Pena que ninguém filmou esta obra-prima! Independente da "marca" da bicicleta, se é puxeta, pedalando, deitado... A primeira a gente nunca esquece.




4 comentários:

  1. Só pode estar de brincadeira, tirando os méritos do Imbra no gol mais bonito do século, quiça o mais bonito que vi em meus 25 anos de vida. Foi simplesmente espetacular, só falta achar o seu "suspeito" já que não tem registros e a única testemunha é um amigo de infância, mais bonito que o dele, te contar viu seu autor.

    ResponderExcluir
  2. Betinho!! Concordo que nunca vi um gol igual ao do Ibra. A bicicleta dele foi diferente e de 30 metros de distância, mas prefiro os gols com dribles desconcertantes. Os do Neymar, do Ben Arfa pelo Newcastle, Messi... e o meu gol foi real. Ainda vão confirmar!

    ResponderExcluir
  3. Parei depois que li Ben Arfa, na mesma frase, no meio de Neymar e Messi, sem menção ao Cris.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...